Dia Internacional dos Direitos Humanos
No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, as professoras Maria Goreti Mota e Felismina Emília Pereira, responsáveis pelo projeto “10 minutos a ler”, em parceria com a BE e em conjunto com um grupo de alunos da ESCA, conceberam e criaram a “Árvore dos Direitos Humanos” a fim de sensibilizar a comunidade escolar para a importância dos princípios subjacentes à Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Para a decoração da árvore, contaram com a colaboração dos alunos de várias turmas do ensino secundário e do curso EFA, manifestação de que o termo partilha pode ir além de meras intenções. Mensagens de Paz em Defesa dos Direitos Humanos, frases de personalidades ilustres e os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos foram transcritos para as “folhas” que revestem esta árvore evocativa da dignidade e dos direitos do ser humano.
Para além da constituição da “Árvore dos Direitos Humanos” estão também expostos cartazes alusivos ao tema realizados pelos alunos dos 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, na disciplina de ECG.
Esta atividade contou com o envolvimento de várias disciplinas, a saber: Cidadania e Desenvolvimento, Inglês, ECG, Filosofia e Português.